- A interface gráfica (GUI- Graphical User Interface) é um mecanismo de interacção entre utilizador e o sistema de computador baseado em símbolos visuais, como ícones, menus e janelas.
- Através de um dispositivo de entrada (um rato ou um teclado) o utilizador pode seleccionar esses simbolos e manipulados de forma a obter algum resultado prático. Esses signos são designados de widgets e são agrupados em kits.
- CLI (Command Line Interface) é um mecanismo de interacção com um sistema operacional ou software de computador, digitando os comandos para realizar tarefas específicas. Este test-only interface contrasta com o uso de um mouse com uma interface gráfica do usuário (GUI) para clicar em opções ou menus em uma interface de usuário de texto (TUI) para seleccionar as opções.
- O princípio da ergonomia estabelece que o sistema deve comportar-se segundo o padrão de interacção do utilizador com a máquina. Ou seja, este princípio exige ao sistema que possua capacidades de sensorização dos percursos internos do utilizador premeditando e favorecendo um critical path method de alcance dos objectivos. Obviamente que, poucas são os sistemas hipermédia que possuem este esquema de sensorização, mas será a forma de elevar o nível de satisfação do utilizador no futuro (Bouzá, 1997).
Fontes: http://en.wikipedia.org/wiki/Command-line_interface
http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=teorias+da+interactividade&meta=