quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Tipos de Hardware (interface homem-maquina)



1-Dataglove; 2-Caverna digital ou GAVE; 3-BOOM


4-Spacemouse; 5- GyroPoint Desk; 6- Headphone







7-Fato de realidade virtual; 8- Crystal Eye;9- HMD(Head-Mounted Display)


HMD (Head-Mounted Display): Visualização – Capacete de visualização.
BOOM (Binocular Omni-Oriented Monitor): Visualização – Caixa móvel para visão estereoscópica.
•Crystal Eye:Visualização – Óculos para visualização estereoscópica, permitindo um campo de visão amplo.
•CAVE ( Cave Automatic Virtual Envinonment): Visualização – Espaço delimitado por três ou mais paredes de projecção stereo para visualização interactiva.

•Dataglove: Controlo e manipulação – Luva electrónica que permite capturar os movimentes das mãos ( e dos dedos) e usá-los para interagir com o utilizador.
•Spacemouse: Controlo e manipulação – Dispositivo que permite um alto controlo do movimento, aumentando a produtividade e o conforto dos utilizadores que utilizam aplicações de software 3D.
•Fatos de realidade virtual: Controlo e manipulação – Indumentária que permite a interacção do utilizador com o mundo virtual.
•Ring Mouse: Controlo e manipulação – Rato 3D sem fios. A sua posição, XYZ, é detectada através de sensores ultra-sónicos no espaço. Muito utilizado em ambientes virtuais.
•GyroPointDesk: Controlo e manipulação – Dispositivo semelhante ao rato de um computador, mas com a particularidade de poder trabalhar no ar, pois possui um giroscópio e comunica por rádio com o computador.

Headphone: Audição – Permite ouvir sons provenientes de computador.


A realidade imersiva consiste na sensação de inclusão experimentada pelo utilizador de um ambiente virtual, ou seja, o utilizador sente-se dentro do ambiente e a interagir com os seus elementos. Para produzir no utilizador esta sensação, o sistema tem de conseguir estimulá-lo sensorialmente, utilizando diversos dispositivos, como:
- Capacete de visualização, Luvas de dados.


A realidade não imersiva , ao contrário da realidade imersiva, consiste na sensação de não-inclusão experimentado pelo utilizador de um ambiente virtual, ou seja, neste caso o utilizador não se sente como parte do ambiente.
É considerado ambiente não imersivo a visualização de imagens tridimensionais através de um monitor e em que o utilizador interage com os elementos do ambiente virtual através de dispositivos como o rato, teclado e o joystick.

Sem comentários:

Enviar um comentário