Agrupando algumas outras definições de realidade virtual, pode-se dizer que realidade virtual é uma técnica avançada de interface, onde o usuário pode realizar imersão, navegação e interacção em um ambiente sintético tridimensional gerado por computador, utilizando canais multi-sensoriais.
Com a ajuda de luvas computorizadas, de um capacete da Guerra das Estrelas e de algum software sofisticado podemos agora explorar o território não cartografado da imaginação humana, com todos os nossos sentidos intactos.
A simulação da realidade é uma imitação de um sistema do mundo real.
A realidade virtual permite simular virtualmente experiências do mundo real, economizando tempo e dinheiro e atingindo objectivos que, muitas vezes, não seriam tão facilmente alcançados.
Áreas de utilização
A realidade virtual expandiu-se em áreas comerciais a partir do Século XXI, algumas áreas como:
- Jogos e entretenimento.
- Comunicação à distância.
- Simulação e treino de aviões.
- Teleconferência (presença humana virtual).
A qualidade dos ambientes gráficos é um aspecto particularmente importante na imersão do utilizador, principalmente quando o ambiente virtual é recriado a partir de um ambiente real. Para tornar os ambientes gráficos mais realistas são utilizados o rendering e o mapeamento de texturas que são duas técnicas que contribuem para a formação de imagens de boa qualidade.
O rendering é uma operação que permite transformar os dados gráficos em dados de imagem. Para se obter um rendering adequado é necessário definir correctamente a iluminação do ambiente e a posição relativa dos objectos no mundo virtual. O desenvolvimento de equipamentos cada vez mais adaptados ao utilizador e às suas funções é o resultado dos estudos efectuados pela ergonomia. Desta forma, evitam-se situações de mal-estar no utilizador criadas pelos equipamentos de realidade virtual (peso, dimensões,…).
Na década de 80 os equipamentos eram demasiado pesados e grandes e o seu funcionamento provocava enjoo, cansaço e fortes dores de cabeça nos utilizadores. Devido aos desenvolvimentos verificados nos ambientes gráficos e nos equipamentos, consegue-se actualmente estimular todos os sentidos dos utilizadores mais facilmente.
Um rendering de alta qualidade requer também uma definição correcta das propriedades que fazem parte da constituição dos objectos e do mapeamento das texturas a aplicar às diferentes partes dos objectos.
Fontes: http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=teorias+da+interactividade&meta
http://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_virtual
Sem comentários:
Enviar um comentário